domingo, 7 de novembro de 2010

O Perfume: História de um assassino - Patrick Süskind

O Perfume, um romance do escritor alemão Patrick Süskind, é um dos livro que eu mais gostei de ter lido. Se possível leiam antes de ver o filme (que é também muito bom!).
A história situa-se no século XVIII, em Paris. O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a mãe, que algumas semanas depois foi executada por infanticídios, vendia peixe (ele só sobrevive por sorte!). Grenouille possui duas características excepcionais. A primeira é o fato de não ter cheiro nenhum, o que assusta sua ama e as crianças com quem ele vive no orfanato, mas que permite que ele passe totalmente despercebido. Durante a história, essa ausência de odor, de que ele se dá conta somente bem mais tarde, será compensada pela criação de perfumes mais ou menos atraentes, que Grenouille utiliza de acordo com as circunstâncias a fim de ser notado pelos outros (o resultado é incrível!).
A outra é que ele tem um olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Consegue percebê-los por mais longe que estejam e armazena-os todos em sua memória, também excepcional para relembrar aromas. Esse olfato é sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional. Também vale ressaltar que ele não se importa se os odores que inala são bons ou ruins, mas sim que sejam novos para ele.
Durante a sua vida teve vários acidentes e doenças, trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e depois como aprendiz de perfumista e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu várias técnicas para a criação de perfumes.
Grenouille um dia encontra uma jovem, com um perfume totalmente diferente de todos os outros milhares de aromas que ele guardara na memória, e acabará por matá-la, com as suas próprias mãos, de tanto desejar apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar (26 no total), em busca do perfume perfeito.
No final da história, Grenouille volta a Paris, onde decide se livrar do perfume perfeito que havia finalmente produzido (e que usou apenas uma vez, mas que valeu a pena”) de uma maneira intrigante.

10 comentários:

  1. Hey cara... Vi seu recado no skoob! =D

    Seguindo o blog já! =D Achei interessante o seu blog.. diferente dos que eu já vi.. parece q tem o foco voltado à estórias mais clássicas né?! =D

    Fiquei curioso por este livro.. uma temática diferente.. q estranho ele nascer sem cheiro.. haha.. Acho incrível a criatividade de alguns autores..

    E sua resenha foi mto bem escrita! ;D

    Abraços, e prazer conhecê-lo!

    Salatiel Júnior,
    @srbojunior,
    http://memybookshelfandi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado duplamente^^
    Na verdade procuro por no meu blog um pouco de tudo que eu leio...

    Pois é o Süskind é demais mesmo, a histporia de Grenouille é uma das melhores!

    Volte sempre^^

    ResponderExcluir
  3. Chega deu vontade de ler. Bjs

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olááá ;D
    Muito boa resenha.
    Na época que o filme saiu eu assisti mais nem gostei essas coisas. Mas você falando assim, acho que vou dá uma chance ao livro.

    tou seguindo! o/
    Eu também tenho um blog literário, iria adorar se você desse uma passadinha por lá.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  5. legal, leia e depois me diga o que achou^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Tauan, li seu recdo no skoob e já vou seguir você por aqui. Olha, eu li esse livro a primeira vez quando tinha sei lá, 13 anos. Na época me impressionou, mas creio que tudo me impressionava :D. Quando o filme estava para estrear li novamente e não gostei. Realmente o poder descritivo esta lá, mas para mim falta algo na história.

    Bom, continuarei lendo seus posts e sendo a chata que não gosta de quase nada ;P.

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Se o filme é bom o livro deve ser espetacular! (aliás, ele é né, pela sua resenha). Se sobrar um tempinho e encontrar algum "amiguinho" para me emprestar seria muito interessante esta leitura... rs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, podexa que eu empresto sim^^

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está no meu top 10!

    ResponderExcluir