domingo, 9 de janeiro de 2011

As Crônicas Vampirescas - Anne Rice

“A História do Ladrão de Corpos”:
Nesse livro, Lestat narra uma de suas aventuras que começa quando um mortal, Raglan James, vai até ele com uma proposta: Trocar de corpo por um breve período de tempo. Lestat acha atraente a idéia de voltar a viver em um corpo mortal (é como ele diz um de seus grandes desejos) e aceita, mas o audacioso James foge com o corpo de Lestat, que ansiando por recuperar seu corpo, procura por Louis para transformá-lo em vampiro, mas este se recusa a fazê-lo, dizendo a Lestat que o fato de voltar a ser mortal é uma dádiva (isso deixa Lestat muito chatiado com Louis).
Sem mais esperanças Lestat parte em busca de seu amigo mortal David Talbot, que concorda em ajudar. James e David acabam trocando de corpo após Lestat recuperar o dele, e o vampiro mata James quando este está no corpo de David. Lestat então transforma David Talbot em vampiro (realizando outra de suas vonades) dentro do corpo jovem de James, e vai viver com Lestat por algum tempo. É uns dos livros mais enfadonhos que já li.
“Memnoch”:
Após matar Roger, um traficante de grande poder, Lestat acaba encontrando-se com Memnoch (o diabo) que o convida para ser o próximo herdeiro do trono infernal. O que atrapalha os planos de Mennoch são os vampiros aliados de Lestat, Louis, Armand, David e Dora, a bela jovem que ele conheceu, filha do traficante que assassinou.
Neste livro, Lestat conhece o Paraíso, o Inferno e o Purgatório e a verdadeira história de Memnoch, um anjo caído que, há tempos, foi um dos preferidos de Deus. Foi punido com a queda por envolver-se de forma carnal com uma mortal. Lembre-se que é apenas obra da imaginação de Anne Rice uma mulher que, influenciada pelo marido, não se decide entre a condenação e a submição ao catolicismo.
Ele não é a continuação de qualquer um dos outros livros, o que torna mais vantajoso, antes de lê-lo, conhecer bem as histórias de Louis, Armand e David.
“O Vampiro Armand”:
Relata a vida de Armand (também já chamado de Amadeo), desde sua infância até sua passagem por Constantinopla, onde é vendido como escravo pelos tártaros. Nessa narrativa, Armand conta também a David Talbot o que aconteceu durante a sua estadia com o vampiro Marius de Romanus, em Veneza durante a época da Renascença, onde acaba por torna-se um ser imortal.
A história continua exatamente onde acaba “Memnoch” e explica o que parecia ter sido a morte de Armand nesse romance (que lança-se ao Sol depois de ver o véu manchado com o sangue de Jesus, que Lestat traz de sua viagem pelos infernos). Armand na verdade não morre e é salvo pela intervenção de dois mortais, Sybelle e Benji.
A maneira como são narradas as experiências de Armand é construído a partir do desejo de David Talbot de escrever um livro de memórias de Armand, a que Armand acaba concordando e então começa toda a história que será narrada.
A razão porque seu nome vem mudando está diretamente relacionada com as fases de sua vida: foi Andrei em sua Rússia natal, antes de ser sequestrado; Marius rebatiza-o de Amadeo e, finalmente, Santino, o chefe da seita dos vampiros fanáticos que o captura em Veneza, atribuí-lhe o nome de Armand, que será o seu nome em definitivo.
Armand, transformado em vampiro na idade de 17 anos, é um jovem de aparência quase feminina, a quem todos parecem estar dispostos a perdoar e a amar. É um dos livros da série que eu menos gostei.

2 comentários:

  1. Eu já li a história do ladrão de corpos e gostei. oas outros estão na fila...Adorei as resenhas...
    Bjos!!!
    Tem memes pras vc no blog http://sentimentonoslivros.blogspot.com/2011/01/memes.html

    ResponderExcluir
  2. Legal, obrigado.
    Já vou postar algo^^

    ResponderExcluir