sábado, 19 de março de 2011

A ilha Misteriosa – Júlio Verne

Repleto de Intertextualidade com os demais livro do autor, não deve ser lido ante de Vinte Mil Léguas Submarinas e de Os Filhos do Capitão Grant. Que conta a história de um grupo de amigos que se lança ao mar para salvar o capitão Grant de um naufrágio que sofrera, antes do fim do livro eles passa por diversos contratempos, que tornam a história divertida.
A história começa com a fuga de cinco yankees (abolicionistas do Norte) que haviam sido feitos prisioneiros pelos separatistas (do Sul), durante a Guerra Civil Americana, num balão que os próprios separatistas haviam construído. A companhia de fugitivos é formada por Ciro Smith, um engenheiro ferroviário e oficial do exército da União; Neb, corajoso e fiel servo afro-americano de Smith; o marinheiro Bonadventure Pencroft; Herberto Brown, jovem protegido de Pencroft e filho do seu capitão já morto; e o jornalista Gedeon Spilett, repórter do New York Herald.
Após voarem, durante vários dias, debaixo de uma tempestade, Smith cai ao mar e desaparece, e os restantes fugitivos acabam por se despencar no Pacífico, sobre um ilhéu vulcânico não cartografado e aparentemente desabitado. A Ilha Lincoln, assim batizada em honra do republicano Abraham Lincoln, era dividida em dois lados, um dos quais era árido, demonstrando erupção antiga do vulcão. O outro lado era coberto por espessa floresta.
Os colonos, pois colonizaram a ilha até então desconhecida, construiram ali uma civilização, com tudo que há direito, e enfrentaram diversos perigos, tais uma invasão de piratas à ilha, em que sempre contaram com uma ajuda misteriosa.
Vale a pena ler, mas antes leia os livros acima citados, para entender melhor a história e o jeito Júlio Verne de escrever.
Leia também a biografia do autor.

2 comentários:

  1. Hum... fiquei curiosa pra ler e melhor de tudo é que é Julio Verne, ou seja, não tem como não gostar...rsrsrs...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. a ilha misteriosa é um otimo livro

    ResponderExcluir