sábado, 9 de abril de 2011

Jô Soares (Livros)

Pois é esse magnífico humorista e apresentador também é um ótimo escritor. Tem três livros publicados (além de “O Astronauta Sem Regime”, uma autobiografia), “O Xangô de Baker Strret”, “O Homem que matou Getúlio Vargas” e “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”.
Vou falar aqui deles: O Xangô de Baker Strret conta uma aventura de Sherlock Holmes no Brasil na época do segundo império. Ele vem por causa do roubo de um violino Stradivarius, que pertencia à Maria Luísa de Catarina de Albuquerque, a baronesa de Avaré, e tinha sido dada a ela de presente pelo próprio Pedro II. Ao mesmo tempo ocorrem assassinatos estranhos, pelos quais Holmes logo se interessa. Ele é afetado por circunstâncias inesperadas, tais como o calor dos trópicos, as mulatas brasileiras, feijoadas e caipirinhas; e por tanto lhe acontecem duas coisas inéditas: ele se apaixona e não desvenda os crimes. É um dos meus livros preferidos! Também já virou filme, vale à pena prestigiar o cinema nacional (que não tem apenas porcaria como muitos pensam).
O Homem que matou Getúlio Vargas narra a vida de Dimitri Borja Karosec, um assassino profissional, anarquista, desastrado natural além de ser sobrinho de Getúlio Vargas. Foi um dos mandados à Sarajevo para matar Francisco Ferdinando, porém como tem um indicador a mais em cada mão, na hora do tiro ele se atrapalha e não dispara. Ele também fracassa em Paris, onde conhece Mata Hari (a maior agente dupla da história). Após muitos outros incidentes – como causar a grande epidemia de Gripe Espanhola e se envolver com Al Capone – ele chega ao Brasil e (ao que tudo indica) acaba matando um ditador: Getúlio Vargas. Garanto que quem ler irá se divertir muito.
Em Assassinatos na Academia Brasileira de Letras os rumores de um serial killer literário, que assassinou dois imortais da Academia e pretende continuar com seus terríveis envenenamentos, coloca o detetive Machado Machado no que seria o maior caso de sua vida. Ao longo do enredo, Jô revela um clima de corrupção entre os Acadêmicos. O texto é surpreendente (assim como o final), e não segue as mesmas tendências de seus anteriores.

Um comentário:

  1. Nossa, eu já tinha vontade ler alguma coisa do Jô, agora fiquei empolgada...Espero ter tempo para ler em breve.
    Ótimas resenhas...
    Adorei!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir