sábado, 7 de maio de 2011

A Zona Morta – Stephen King

Repleto de intertextualidade e do humor típico de King A Zona Morta faz jus à fama de uma das melhores obras de um dos melhores autores. Neste livro King “foge” de seu arquétipo de mestre do terror e escreve uma aventura americana com tons de sobrenatural, mas perfeitamente viável.

O livro conta a história de Johnny Smith, um professor secundário que faz sucesso entre seus alunos (coisa rara já em 1979, quando o livro foi publicado). Johnny é um rapaz normal, a não ser pelo fato de que após um acidente na infância passou a ter (leves) premonições. Até que, depois de ter passado uma noite agradabilíssima com a namorada, Sarah, ele protagoniza duas situações interessantes: ganha 500 dólares em uma Roda da Fortuna de uma feira regional, e um acidente de trânsito que o deixa em coma por 4 anos e meio.
Durante este período, a vida de seus pais tornou-se difícil, e a mãe, que já era uma fanática religiosa, piora muito. Sarah se recuperou, arranjou um namorado, se casou e teve um filho.
Também é nesta parte que nos são apresentados alguns fatos que parecem não ter nada a ver com a história, mas que na verdade se relacionam com Greg Stillson, nosso antagonista.
Ao acordar, Johnny tem que passar por todo o tratamento necessário em casos como o seu. Mas rapidamente ele descobre que houve uma seqüela, ele não consegue reconhecer determinados objetos, pois uma pequena área do seu cérebro foi danificada, essa área passa a ser chamada de A Zona Morta. É graças a ela que Johnny desenvolve a habilidade de saber de fatos que não devia saber, é como se ele lesse as mentes das pessoas com o toque, mas não para por aí, ele também começa a prever o futuro!
Johnny usa seu “dom/maldição” para resolver uma série de crimes, e ao encontrar com Greg Stillson sente a sensação mais forte de sua vida. Ele tem visões dele, que na época estava concorrendo a deputado, como presidente dos EUA e sendo o causador de uma guerra de proporções devastadoras. Para evitar que o pior aconteça, ele só vê uma saída, assassinar Greg Stillson.

3 comentários:

  1. Oi Tauan!
    Suas resenhas sim, são maravilhosas...Mais um livro pra lista...rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. a série o vidente que passava no sbt imitou a historia desse livro se não for é muito parecida

    ResponderExcluir