quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Publicado em 1937 com o nome O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez, esse é para mim um livro melhor os três da trilogia O Senhso dos Aneis; dos quais eu não gosto muito...
O livro trata de uma história antecedente à Saga do Anel, contando as aventuras da juventude de Bilbo Bolseiro, que vivia tranquilamente em sua casa, quando o mago Gandalf chega ao Condado após uma "invasão" de anões. Eles estão ali para convidá-lo a participar da jornada que fariam para reconquistar a Montanha Solitária. O lugar havia sido uma grande fortaleza dos anões, mas o dragão Smaug a tomou para si, junto com suas riquezas. Até alcançar as longínquas terras, o grupo de viajantes encontra trolls, elfos da floresta das trevas, humanos guerreiros, orcs e a menção a uma estranha sombra que tentava tomar a Terra Média.
Enquanto atravessa uma parte particularmente perigosa do caminho, Bilbo perdeu-se em cavernas de uma montanha. Lá encontrou a estranha criatura Gollum, que lhe propõe um jogo de adivinhas para ajudá-lo a sair. Ele era o atual dono do Um Anel que passa para as mãos do hobbit.
O livro é o meu preferido porque possui um ritmo e cadência não encontrada em “O Senhor dos Anéis” e muito menos em “O Silmarillion”.
Para aqueles que criticam as obras de Tolkien, “O Hobbit” é uma prova irrefutável de sua genialidade.

2 comentários:

  1. Seria um bom livro para começar no Universo Tolkien?

    Markos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Na minha opinião esse é o melhor para iniciar!

    ResponderExcluir