terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Desventuras em Série - Lemony Snicket


A série (composta por 13 livros) narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem catorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem onze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a caçula, é um bebê que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos (sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série).
A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças vão viver sob tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.
Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces são os Baudelaire.
A série segue nesse formato até o sétimo livro, quando os papéis são trocados, e do livro oitavo ao duodécimo as próprias crianças usam disfarces e são perseguidas pela polícia, após serem falsamente incriminadas pelo Conde Olaf, que armou e encenou o próprio assassinato.
Os irmãos são perseguidos pelo infortúnio aonde vão, mas ocasionalmente algo bom lhes acontece, e eles freqüentemente encontram pessoas boas e bem-intencionadas. No fim os Baudelaire têm de contar com suas forças e um com o outro para desvendar o mistério e finalmente encontrar um lugar que possam chamar de lar.
Apesar de muito longa, a série é boa. Eu a recomendo principalmente para pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos e professores da educação infantil, muito embora qualquer quarentão possa se divertir com a história dos Baudelaire.

3 comentários:

  1. Tenho vontade de ler, mas o fato de ser tão grande me assusta um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, por causa do tamanho, a gente chega quase a desanimar no meio da série.

    ResponderExcluir
  3. a serie e muito grande mas, quando vc vai lendo vc nem ve o tempo passar e tao interessante q vc se imagina em um filme querendo sempre saber o q vai acontecer no proximo!

    ResponderExcluir