sábado, 16 de junho de 2012

Biografia de Marion Zimmer Bradley

Marion Eleanor Zimmer Bradley nasceu em 3 de Junho de 1930 e morreu em 25 de Setembro de 1999. Foi uma escritora norte-americana de romances sobre fantasia e ficção científica, tais como As Brumas de Avalon e a série Darkover.
Nasceu em Albany, capital do estado de NovaYork. No auge da grande depressão econômica, seus pais eram muito pobres, impossibilitados de oferecer-lhe uma educação esmerada. Ao completar dezesseis anos, ganhou uma máquina de escrever. Marion começou a escrever histórias. no início, para sobreviver, sujeitou-se a produzir uma série de romances sensacionalistas. Nos anos cinquenta, era aquilo a que se chama uma “escritora de sucesso fácil”, vendia histórias de sexo e de mistério a revistas de grande tiragem, para sustentar marido e filhos. Por essa altura juntou-se a um grupo de ativistas lésbicas denominado Daughters of Bilitis, considerada a primeira organização de direitos lésbicos dos Estados Unidos.
As suas histórias de ficção científica da série Darkover continuam a ter numerosos admiradores (me incluo nisso^^). Com As Brumas de Avalon, e a sua permanência de três meses na lista dos bestesellers do New York Times, Marion tornou-se uma escritora de prestígio e uma das mais lidas no mundo inteiro. Prosseguiu na mesma senda com Incêndio de Tróia, onde reescreve a guerra de Tróia de uma perspectiva feminista (sempre uma característica em seus livros). Em 1985, Marion Bradley lançou um novo livro, especialmente destinado ao público infantil. Muitos, no entanto, consideraram o livro uma obra adulta, e possivelmente imprópria para crianças: "A filha da Noite", baseado na ópera "A flauta mágica", de Mozart.
Marion Zimmer Bradley, que deixou mais de meia centena de livros, foi casada duas vezes e teve dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário