sábado, 8 de setembro de 2012

O Capitão Tormenta - Emilio Salgari

O Capitão Tormenta é uma ótima história de aventura, com lutas de espadas, combates ferozes e difíceis navegações, sucedendo-se uns aos outros e conquistando o interesse do leitor. Um tipo de história raramente encontrada na literatura contemporânea, uma constante de ação, introduzida com naturalidade por Salgari.
O livro, publicado 1905, tem como protagonista uma mulher que luta e lidera exércitos disfarçada de homem. O Capitão Tormenta é na realidade a Duquesa Eleonora, d’Eboli, uma italiana que se faz passar por homem para poder lograr êxito na tarefa de resgatar o seu amado, o visconde Le Hussière, das mãos dos turcos. Ambientada no século XVI, durante o assalto dos Turcos aos últimos focos de resistência do Mediterrâneo, a história mostra o Capitão Tormenta destacando-se como corajoso cavaleiro, respeitada até pelos adversários.
Entre os personagens principais estão o Capitão Tormenta/Eleonora, o Leão de Damasco (que desempenha um papel ambíguo), El-Kadur, o escravo apaixonado por sua ama e a ambiciosa Haradja.
Este é também um daqueles livros em que se pode, além de aproveitar uma agradável leitura, aprender história e geografia (principalmente geopolítica).
Trata-se de mais um livro desencavado da velha e poeirenta biblioteca de meu avô, na edição de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário