sábado, 27 de outubro de 2012

O Chamado de Cthulhu - H. P. Lovecraft

Em minha busca por uma literatura de horror que realmente me deixe com medo eu alcancei O Chamado de Cthulhu, meu segundo livro do H. P. Lovecraft.
Neste volume encontrei alguns bons contos, como Ar Frio, que fala de metafísica e alquimia; e até alguns com potencial de assustar, como O Modelo de Pickman (que eu li no silêncio das 3 da madrugada), que traz criaturas sobrenaturais que "atormentam" um artista e servem de inspiração para sua arte pouco ortodoxa.
E é claro O Chamado de Cthulhu, que inicia os mito de Cthulhu, mas como disse Lovecraft, os seres humanos nunca poderão entender totalmente Cthulhu, pois sua existência vai além da compreensão mortal.
O conto diz que Cthulhu havia dominado a Terra uma vez e que, um dia, ele o faria de novo. Ele teria ficado preso em uma cidade de pedra, chamada R’lyeh, no fundo do oceano, mas que um terremoto trouxe parte da cidade de volta à superfície, e consequentemente apareceu também o culto a Cthulhu.
Não se preocupem em tentar pronunciar o nome, pois, segundo o autor, qualquer tentativa do homem de pronunciar Cthulhu seria, na melhor das hipóteses, uma aproximação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário