sábado, 1 de dezembro de 2012

O Advogado do Diabo - Morris West

O livro, escrito em meados do século XX, conta a história de Blaise Meredith, um clérigo, que descobre ter câncer em estado terminal, e, portanto, que tem pouco tempo de vida. Apesar da doença, é designado pela Igreja para investigar o processo de beatificação de Giacomo Nerone, morto 15 anos atrás, na Calábria-Itália. Sua tarefa é a de Advogado do Diabo, ou seja, construir de pontos uma argumentação e reunir provas que deponham contra a beatificação.
Meredith vê sua fé ser colocada à prova, tendo a morte como provocação dos próprios ideais e dos dogmas do Vaticano.
A história se desenvolve enquanto ele entrevista a viúva de Nerone, Nina Saduzzi, um amigo dele, Dr. Aldo Myers, uma condessa milionária, que era apaixonada por Nerone, e o hóspede da condessa, Nicholas Black, um pintor inglês.
A vida de Nerone na pequena cidade é revelada gradualmente. Descobrimos que ele era um oficial britânico que havia abandona seu posto depois de um acidente horrível, e com uma bala no ombro foge para encontrar o amor, a paz e Deus.
Relato sobre sofrimento, falhas humanas, redenção e fé com um final que surpreende.

2 comentários:

  1. Olá Tauan!
    Faz muito tempo que não leio uma trama que envolve segredos religiosos no meio. Ainda não conhecia o livro e vou adicionar no Skoob para procurá-lo em algum sebo!


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mesma tendência está o livro Os Borgia, de Mario Puzo; que também foi adaptado para a TV na série The Borgias. Recomendo!

      Obrigado por passar por aqui!

      Excluir