sábado, 12 de janeiro de 2013

Ao Cair da Noite - Stephen King

Mais uma coletânea de contos, desta vez do King.
Este são alguns dos contos mais recentes do autor, em geral eu prefiro os suas criações de início de carreira, mas este livo traz umas boas histórias; minhas preferidas são:
O SONHO DE HARVEY, que fala sobre um homem com suas filhas já criadas e que acorda todos os sábados e fica sentado em um sofá olhando para o nada. Sua esposa preocupa-se com o Alzheimer, mas naquele sábado o que Harvey teve foi um terrível sonho, e o conta para que ele não se torne real. Não é muito grande nem muito assustador, mas o modo como foi escrito mexe com a sua mente, pode até levar a algum sonho...

AS COISAS QUE ELES DEIXARAM PARA TRÁS, os pertences de mortos do 11 de Setembro - uns óculos escuros em forma de coração, um taco de baseball, um cogumelo de cerâmica que vinha com uma Alice sentada em cima - começam a perseguir um sobrevivente atormentado pela culpa. Um conto em que King trabalha com o psicológico do leitor de modo magistral.
O GATO DOS INFERNOS. Adoro gatos. Gostei desse conto, pois como pode ser previsto, o gato é o malvado da história. Aqui, um homem que fez experiências científicas com gatos para criar um remédio humano, acredita que o bichano que surgiu em sua casa está lá para se vingar da morte de seus 15 mil companheiros (Dá pra crer nesse número?!). Embora com contexto e enredo muito diferentes de O Gato Preto (Allan Poe), lembra bastante.
MUDO, um ressentido vendedor de livros ambulante dá carona para um mudo, sem saber que o homem silencioso no banco do carona escuta bem até demais. O detalhe é que eu ri demais desse conto, vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário