quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos - George R. R. Martin

Depois do livro mais sangrento da série (o terceiro), este é o mais melancólico.
O autor resolveu concentrar a ação do livro em alguns personagens (basicamente em Porto Real, Dorne e nas Ilhas de Ferro) e deixar outros (como Bran, Daenerys, Jon e Stannis) para o livro seguinte. Imagino a aflição dos fãs que tiveram que esperar anos até o lançamento do quinto livro.
Eu disse que acho esse livro melancólico por causa do estado de ânimo dos personagens centrar, como Jaime, que depois de perder a mão se tornou outro homem, Cercei, que caminha a passas largos para uma ébria loucura, ou Briennen que só faz remoer suas promessas e seu (não sabido) amor proibido.
Depois da violenta reviravolta de Tormenta de Espadas, os Sete Reinos estão imersos no caos, os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real (mas comete erro atrás de erro). Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.
Dos nossos queridos Stark, as únicas que aparecem são Arya e Sansa, a primeira em sua jornada em Bravos, e a segunda presa nas ardilosas garras do ambicioso Mindinho.
Nas ilhas  Euron Olho de Corvo Greyjoy (o proscrito irmão do falecido Lorde Balon) consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros.
Depois de terminar este livro eu só posso dizer que estou ansioso para ler o próximo (e torcendo para que ele seja melhor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário