sábado, 9 de fevereiro de 2013

Recordação da Casa dos Mortos - Fiódor Dostoiévski

Dostoiévski foi um renomado escritor Russo do século XIX, e este foi o primeiro livro dele que caiu em minhas mãos.

O livro parece ter sido construído por recordações do período em que Dostoievski cumpriu pena num presídio na Sibéria.
É interessante notar que Recordações da Casa dos Mortos é que o relato do dia-a-dia de centenas de homens num presídio gelado e distante de tudo
.
Este é na verdade um livro difícil de ler, não pela linguagem, que chega a beirar o coloquial, mas pelo próprio estilo da narrativa, que se desenvolve como um diário. Como uma autobiográfico, narra a vida de um homem, Alieksandr Pietróvitch, preso no gelado e longínquo presídio da Sibéria. No entanto, o crime que o levara até lá mal influi na história; o foco está na sua pena e no convívio com os presos.
Alieksandr foi condenado à trabalho forçado por assassinar sua esposa (o que é um comentário sem qualquer importância no livro, pois em nenhum momento foi revelado as motivação que o levaram a cometer tal crime ou foram dadas maiores explicações). O importante é o dia-a-dia dos presidiários, com seus sonhos, medos, ódios, preconceitos, enfim, o cotidiano da sociedade presidiária.

Com tudo isso, o livro se torna tenso. Também por esta razão, aconselho aos que ainda não leram nada deste autor, que comece por outra obra, por exemlo, por uma de suas coletâneas de contos; para depois, em
um período mais maduro no quesito Dostoiévski, encarar algum de seus profundos romances.

Um comentário:

  1. Realmente esta obra de Dostoievski não é indicada para os que pretendem começar a ler suas obras. A narrativa e bem tensa, algo presente em todos os seus livros, porem sua intensidade nesta obra pode desagradar os iniciantes.
    Apesar de ser um fã incondicional de Dostoievski esta não é uma das minhas obras preferidas dele.

    Deixo aqui o link do meu blog sobre História e Literatura:
    http://cafe-musain.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir