sábado, 2 de março de 2013

A Casa da Floresta - Marion Zimmer Bradley

MZB, sempre MZB.
Esse novo romance de Marion Zimmer Bradley, que é especialista em tradições pagãs e na luta das mulheres por ter direito ao seu lugar, tem predileção pelo primeiro milênio cristão, no qual desenvolve suas histórias repletas de amor, traições, combates e rituais,  traz, mais uma vez, uma fascinante narrativa de revolta e religiosidade, em que destacam-se os ritos ancestrais e o espírito indestrutível de um povo ligado à terra e suas magias.
A casa da floresta é mais um capítulo da batalha de antigas seguidoras da Deusa contra a dominação falocêntrica. A empolgante narrativa tem como pano de fundo a luta dos romanos para garantir suas conquistas na Britânia e a dos druidas para manter a paz.
Marion conta a história do amor proibido entre um homem e uma mulher que se vêem separados por duas culturas. De um lado Eilan, filha e neta de druidas, que sempre almejou um lugar como sacerdotisa e do outro Gaius Macellius Severus Siluricus, filho de um prefeito romano e oficial das legiões. Com o passar da páginas assistimos ao desenvolvimento dos personagens, às transformações pelas quais eles passam e às que eles causam.
Também é importante notar que são algumas das sacerdotisas da Grande Deusa que viviam na Casa da Floresta, até então invioláveis e a salvo dos legionários e do poder de Roma, e que fogem para fundar um reduto onde possam sobreviver em paz, Avalon, palco do desfecho da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário