sábado, 9 de março de 2013

A Volta para Casa - Bernhard Schlink

Este livro é descrito como literatura alemã contemporânea. Sendo assim, eu, decididamente, não gosto de literatura alemã contemporânea.
O livro, que é narrado na primeira pessoa (já não gosto muito), conta a trajetória do jovem Peter Debauer. Órfão de pai, criado por uma mãe com a qual tem uma relação distante, o menino passa férias na Suíça com os avós paternos, editores de romances populares. Ao usar o verso de provas tipográficas como rascunho, descobre o texto de um romance que narra o regresso para casa de um soldado alemão, Karl, sobrevivente do front russo. 
Peter fica obcecado pela história, de autoria desconhecida, e na vida adulta, começa a investigar quem é o escritor. Ao mesmo tempo quer descobrir quem é seu pai, supostamente morto. Quando está para se casar, Peter encontra problemas com a documentação, que o obrigam a investigar, agora sistematicamente, sua filiação.
O romance, eu admito, não é apenas pontos fracos, há uma história de investigação centrada no velho tema do "manuscrito misterioso", como pano de fundo, temos a realidade de nosso tempo e também são constantes as referências à Odisseia, de Homero (um excelente texto). Mas a verdade é que o livro é chato, é desinteressante, você custa a virar as páginas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário