sábado, 1 de junho de 2013

As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Não acredito que até hoje não tinha publicado uma resenha sobre os livros que foram meu primeiro contato com a obra de Marion Zimmer Bradley. Assim, vamor tornar esta semana, em que Marion completaria 83 anos, uma semana especial, dedicada à ela.
A obra é ambientada durante a vida do lendário Rei Arthur, mas quem protagoniza a história nesta versão, são as personagens femininas, tais como Morgana, Morgause e Guinevere.
Outros personagens importantes são a Senhora do Lago e o Merlin da Bretanha, que nessa versão não são personagens específicos, mas títulos político-religiosos da matriarca e do patriarca dos celtas pagãos.
Os quatro livros narram cerca de 70 anos, iniciando-se quatro anos após o nascimento de Morgana e chegando a fatos em que ela já está em idade bem avançada, e exploram fatos históricos, preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha.
O romance que abre portas na lenda da Excalibur em que se encontram o misticismo da origem da espada, ritos pagãos que foram sufocados pelo cristianismo, a importância das uniões políticas entre os povos e o resultado da submissão das mulheres, é dividido em duas partes.
A primeira é centrada basicamente na vida da jovem pagã Igraine, casada contra a vontade com o Duque Gorlois da Cornualha, com que tem sua primeira filha, Morgana. Depois do falecimento de Gorlois, Igraine, é pressionada por Avalon a se casar com Uther Pendragon e, com ele, gerar o filho que salvará a Bretanha: o futuro Rei Arthur. Embora cumpra sua missão, Igraine corta relações com Avalon, passando a se comportar como uma cristã fervorosa, embora, secretamente, continuasse adorando a Deusa de Avalon.
A segunda metade se centra na adolescência e juventude de Morgana, levada por Viviane, a Senhora do Lago e irmã mais velha de Igraine, para Avalon e treinada por anos para se tornar uma sacerdotisa da Deusa. Entretanto, em um dos rituais orquestrados por Viviane, Morgana se deita com seu irmão Arthur, sem que ambos se reconheçam; a intenção é fazer com que Morgana gere um filho da linhagem pura de Avalon. Mas quando Morgana descobre que seu amante era na verdade o seu irmão e que agora está grávida dele, sua relação com Viviane se deteriora, fazendo-a abandonar o sacerdócio e deixar Avalon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário