sábado, 13 de julho de 2013

Os Filhos de Húrin - J. R. R. Tolkien

O livro conta uma história que se passa eras antes da lendária saga d'O Senhor dos Anéis; nela um poderoso espírito dominado pelo primeiro Senhor do Escuro, Morgoth, ameaça a vida dos jovens Filhos de Húrin.
Morgoth habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte, à sombra da qual, e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados.
A vida dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth senta por eles, os filhos de Húrin, o único homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.
Esta história é considerada a mais sombria escrita por Tolkien. Para mim, este livro, que é mais uma obra organizada por Christopher Tolkien e publicada (muito) depois da morte de seu pai, é desnecessário. A mesma história já fora contada em Contos Inacabados; o que leva a pensar que a publicação de mais este livro foi movida ou por um enorme divinização do próprio pai, ou por uma grande ambição (do tipo financeira mesmo!).
A verdade é que o livro até que é bom (para os que toleram o desgastante estilo narrativo de Tolkien), mas pode, por sua redundância, obliterar os Contos Inacabados, muito mais valiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário