sábado, 7 de setembro de 2013

O Caso de Charles Dexter Ward - H. P. Lovecraft

Desde que comecei a ler Lovecraft minha curiosidade por esse único romance escrito pelo autor só vem aumentando. Depois de finalmente ler, fico um pouco desapontado...
O livro descreve a história como uma análise do caso clínico de psicopatologia do jovem Charles Dexter Ward. Assim, a narrativa é fria, formada por teorias, cartas, depoimentos de pessoas envolvidas no caso.
Charle é um jovem apreciador da arqueologia que descobre, por acaso, a lápide de Joseph Curwen, seu tetravô, um antepassado desconhecido e personagem rodeado de boatos históricos intrigantes, o que desperta a curiosidade de Ward, que passa, então, a buscar toda informação a seu respeito.
Curwen era considerado bruxo pelo povo da época, devido ao seu comportamento excêntrico e por praticar atividades um tanto esquisitas. Os boatos começaram por causa dos sons de agonia vindos de sua casa, e levam a suspeitas de vampirismo e canibalismo.
Durante sua pesquisa Charles se envolve tão profundamente ao ponto de transformar-se fisicamente, mudar sua personalidade e suas ações. Neste ponto, seu pai contrata o Dr. Willet para descobrir porque o filho mudou tanto e se pode declarar o rapaz como louco. O Dr. Willet passa a seguir, então, os passos de Charles, e receoso de dar um parecer errado, tenta ligar todos os fatos até chegar a um final chocante.
Percebi algumas semelhanças com A Hora das Bruxas, de Anne Rice, principalmente, na descrição do sombrio tetraravô de Charles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário