sábado, 18 de janeiro de 2014

O Palácio de Inverno - John Boyne

Não é uma surpresa eu dizer que um livro do John Boyne é excelente. Este romance se passa em dois tempos simultâneos: na Inglaterra dos anos Thatcher e na Rússia do fim da época dos czares e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique. Os períodos se alternam capítulo à capítulo, seguindo a narração de Geórgui Jachmenev.
Geórgui era um camponês simplório até que aos dezesseis anos, um ato impulsivo o leva a impedir um atentado contra a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, primo do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar.
Geórgui abadona seu vilarejo e vai viver com a família imperial, entre o Palácio de Inverno, em São Petersburgo, e o Palácio de Alexandre, em Czarskoe Selo.
No convívio com a família do czar, ele descobre um mundo novo, e mais, através de sua narração ele mostra uma interpretação diferente de personagens históricos, como o último czar russo, Nicolau Alexandrovich Romanov, sua esposa, a czarina Alexandra Feodorovna, seu filho, o czarévich Alexei, e suas filhas, as grã-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastácia.
Mais do que isso, Geórgui descobriu na corte, a amizade, o medo e o amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário