sábado, 8 de março de 2014

O Príncipe Otto - Robert Louis Stevenson

Um livro pouco difundido no Brasil, O Príncipe Otto foi escrito logo após o famoso e bem sucedido (lido/vendido) A Ilha do Tesouro, e, nem de longe, agradou tanto quanto seu antecessor, embora o autor se referisse a histórico de Otto como seu trabalho mais dispendioso (conta-se que um dos capítulos foi reescrito oito vezes!).
Um dos motivos para o pouco sucesso do livro é que ele foge dos temas comuns em Stevenson, como as viagens ultramarinas e ação que tanto encantou os jovens através das gerações (estilo "capa e espada").
O livro se passa em um principado hipotético, Grünewld, cujo monarca é Otto, um príncipe pouco ligado a suas obrigações estatais, que delega o governo a sua esposa, a ambiciosa princesa Seraphina e a seu primeiro ministro, o inescrupuloso barão Gondremark. Juntos eles planejam um golpe para derrubar o príncipe.
Isto porque, após se aconselhar com um amigo, ele resolve retomar as rédeas do Estado.
Outra personagem central é a condessa von Rosen, que faz um papel de espiã, no estilo leva-e-traz. Com seu jeito falsamente modesto e sensual ela se infiltra no alto escalão principado e exerce grande influência na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário