sábado, 5 de julho de 2014

As Crônicas de Artur: O Rei do Inverno – Bernard Cornwell



Há tempos eu não encontrava um livro como esse. Cativante, dinâmico, polêmico e essencialmente belo.
Ah, e historicamente bem fundamentado.
O livro inicia uma trilogia que se propõe a contar a vida do lendário Artur como nuca antes.
O livro é narrado em primeira pessoal (o que eu costumo não gostar) por Derfel Cadarn, um velho monge que está escrevendo a história de Artur para a rainha. Junto com a vida de Artur, Derfel conta também a sua própria.
Segundo a versão de Cornwell, Artur não fora rei. No entanto, mesmo assim governara as terras britânicas, como comandante militar.
Tudo começa com o nascimento de Mordred, filho de Mordred e neto do Grande Rei Uther Pendragon. Artur também era filho de Uther, porém ilegítimo.
No momento do nascimento de Mordre (durante o inverno, daí o nome do livro) Uther já está bastante velho e, para manter seu herdeiro no trono, exige de Artur o juramento de defendê-lo como rei da Dumnonia (no sudoeste da Inglaterra). É este juramento, e o sonho de uma Britânia unida que moverá nosso herói.
Como plano de fundo temos dois conflitos, um entre os britânicos e os saxões, que insistem em continuar invadindo as terras dos primeiros; outro entre o cristianismo em ascensão e o paganismo resistente. Claro, pois a bela fé cristã não admite conviver com outras e exige que os que não se submetem á sua autoridade sejam mortos.
A história deste primeiro livro se foca na infância de Mordred, enquanto Artur comanda as terras do rei e tenta consolidar alianças com seus vizinhos, pois acredita que apenas unidos os britânicos poderão se livrar dos saxões.
Durante um desses esforços por união, com Derfel já a seu serviço, que Artur provoca o maior conflito entre reinos vizinhos já visto. Ele estava para se casar com Ceinwyn, filha do rei de Powys, mas a abandona e favor de Guinevere. Com isso Gorfyddyd, o rei de Powys, sendo inimigo jurado da Dumnonia vê a oportunidade que queria para atacar.
Assim, a grande ação do livro é a batalha entre os dois reinos.

Nas semanas seguintes postarei sobre os dois outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário