sábado, 6 de setembro de 2014

Dragão Vermelho - Thomas Harris

Só depois que conheci a série que fui me interessar mais pelo adorável canibal Hannibal Lecter. Então, comprei o box com três dos quatro livros e revi os quatro filmes. Durante a leitura desse, por várias vezes revi partes da série, para fazer relação (recomendo).
Este primeiro livro é um romance policial diferente, no qual logo descobrimos quem é o assassino, ficando em suspense saber como, quando, ou mesmo, se ele será pego. E também há Hannibal, que deveria ser apenas um personagem coadjuvante, mas rouba  a cena de tal modo que acaba "ganhando" outros livros.
Hannibal é um personagem tão complexo, tão psicologicamente instigante que o autor diz não se sentir confortável e sua "presença".
Na história, uma série de assassinatos leva Will Grahan a superar seus traumas e voltar a trabalhar para o FBI. Ele está à caça de Francis Dolaryde, um psicopata, que sofre de distúrbios mentais que o levam a cometer crimes e protagonizar cenas que assombram o leitor. Durante a leitura, percebemos que ele é atormentado pelos traumas de sua infância, abandonado pela mãe devida a seu lábio leporino e palato fendido e por ser fruto de um casamento infeliz, ele é criado pela severa avó materna, a quem assiste definhar com a idade.
Harris usa, em certo ponto, o recurso de descrever o que uma testemunha alheia conclui ao observar o comportamento de um dos personagens centrais ao invés de focalizar na descrição do próprio personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário