sábado, 13 de dezembro de 2014

OBicho-da-Seda - Robert Galbraith (J. K. Rowwling)

Nesse segundo livro, oito meses após solucionar o caso Lula Landry, Strike foi alçado ao status de celebridade, não só por ser filho do astro do rock Jonny Rokeby, mas por ser o investigador que trouxe justiça à adorada Lula.
A publicidade que seguiu a solução do caso trouxe a ele uma maré de trabalho, tornando o detetive particular mais famoso da metrópole e proporcionando a Strike o luxo de poder selecionar seus clientes e de cobrar o suficiente para sair da pindaíba em que se encontrava.
Nesse período, Strike cuida majoritariamente do mesmo tipo de cliente, gente que o quer como espião, para descobrir se está sendo traído, para descobrir infidelidades antigas e arrancar uma soma maior em um divórcio, para espionar, registrar, seguir, enfim, para que seus serviços rendam lucro ao contratante. Porém, à face de mais uma reunião enfadonha com um engravatado pedante, Strike é procurado por uma senhora de meia idade, de aparência simples que está preocupada com o marido, desaparecido.
Leonora Quine é casada com o escritor Owen Quine, de mediano sucesso, mais famoso por seus arroubos egocêntricos do que pela qualidade de sua literatura. Owen já desaparecera diversas vezes antes, sempre voltando em poucos dias com a conta do hotel para sua agente acertar; mas dessa vez já se passaram dez dias e Leonora está sem dinheiro para manter a casa e a filha excepcional.
A princípio, ela queria apenas que Strike encontrasse o marido e o mandasse de volta pra casa, mas quando ele o encontra, só e possível mandá-lo para algum lugar em grandes sacos de evidências. Quine fora cruelmente amarrado, assassinado, desmembrado, queimado, tal qual o personagem principal de seu último romance.
Para complicar a trama, no mesmo livro em que descreve sua futura morte, Quine adapta seus colegas de trabalho, amigos e família como personagens da trama de um modo que deixasse cada um deles com vontade de matá-lo.

Tanto esse quanto o primeiro livro foram lançados também em capa dura, um mimo da Rocco para os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário