sábado, 17 de janeiro de 2015

O Século: Eternidade por um Fio - Ken Follett

A trilogia O Século foi um dos meus maiores achados literários. Há anos eu acompanho com ela a trajetória do século XX, um século muito interessante, muito marcante, extremamente frutífero no que toca a inspiração para a literatura. Follett escolheu uma das mais evidentes facetas do século para abordar sua narrativa: as guerras que o abateram do começo ao fim.
Para finalizar série, a Guerra Fria, que não foi uma guerra de fato, mas uma corrida armamentista, uma disputa de influências, uma batalha ideológica, entre duas potências: os Estados Unidos da América, em nome do ocidente, do capitalismo e da liberdade e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em nome do oriente, do comunismo e, consequentemente, do autoritarismo e da violência.
Desde o primeiro livro, Queda de Gigantes, nós acompanhamos a história a través dos olhos de cinco famílias que atuam diretamente nos eventos e sofrem as conseqüências do curso da história. As famílias estão nos centros de ação do século: uma na Rússia, uma na Alemanha, uma na Inglaterra, uma em Gales e a outra nos Estados Unidos.
O livro captura com perfeição o clima de insegurança e tensão que dominou o mundo durante a Guerra Fria: o medo, a raiva, a incerteza, a intolerância e a esperança. Da Alemanha dividida e parcialmente dominada, ao racismo nos Estados Unidos, passando pela luta por renovação na União Soviética e pelo direito dos homossexuais no Reino Unido.
Sem a menor dúvida, é uma série memorável e um dos melhores livros de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário