sábado, 21 de fevereiro de 2015

Anel de Noivado - Danielle Steel

De tempos em tempos eu leio algum livro cuja história é ambientada em um regime totalitário, sempre me voltam as mesmas inquietações: Como foi possível? Como ousaram tanto? Por que deixaram chegar a tal ponto? Como evitar?
Em O Anel de Noivado, Danielle Steel nos leva, primeiro, à Alemanha às faces da ascensão do Nazismo, onde conhecemos Kassandra von Gotthard, esposa de um banqueiro influente, que, embora discorde drasticamente dos ideais em curso, é peça fudamental na emgrenagem financeira que move o Terceiro Reich. Walmar, o marido de Kassandra, é décadas mais velho que sua esposa, e mesmo sendo um bom bom marido, e a despeito da estabilidade e do conforto que ele proporciona, ela se apaixona por um jovem escritor judeu.
Aos nazistas não importa a qualidade de sua literatura, nem os amigos que ele tenha; para eles, Dolff Sterne é um cidadão de segunda categoria, um sub-humano. Nem o amor nem a influência de Kassandra são capazes de salvá-lo. Mas a tragédia maior é que com a morte do amante, ela se vê em forças para continuar a viver.
Anos após a morte da mãe, Ariana e Gerhar têm que lutar contra o nazismo, fugindo do país para evitar lutar e morrer em uma guerra em que não acreditam. Eles devem se separar para cumprirem as próprias jornadas no pós-guerra. O que os reuni? Um anel de família que pertencera a Kassandra e que será a chave para a união da família.
Danielle Steel é uma autora emblemática. Dificilmente você se arrependerá ao abrir um de seus (muitos!) livros. Eu  mesmo, estou sempre a procura de mais um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário