sábado, 21 de março de 2015

Pensão Eva - Andrea Camilleri

Ganhei, há pouco tempo, alguns livros do prolífico autor italiano Andrea Camilleri, e comecei a ler Pensão Eva sem a menor pretensão, mas acabei me surpreendendo amarrado à narrativa.
A Pensão Eva era uma casa de divertimento masculino nos anos 1930, em Vigàta, na Itália. Segundo o autor, a pensão realmente existiu, mas, embora ele tenha dado ao personagem principal seu apelido de infância, o livro não chega a ser autobiográfico.
Na história, Nenè, um garoto de 12 anos, descobre junto com os amigos o que acontece na enigmática Pensão Eva, que só é freqüentada pelos homens da cidade, sendo as únicas mulheres no recinto as que trabalham lá.
Eles também sabiam que o lugar era muito querido pelos freqüentadores, mas pouco mencionado pela cidade, que as mulheres evitavam o assunto, mas que os adolescentes não o tiravam da cabeça.
Nenè aprende a vida adulta entre as paredes da pensão. Segundo o autor, é lá que ele vai sentir, pela primeira vez, o perfume de canela, noz-moscada e laranja das meninas.
Entretanto, há mais no livro do que as primeiras experiências de um garoto em um bordel. O plano de fundo é a Segunda Guerra que se avizinha, o fascismo que se ergue, a turbulência que se anuncia.

O fato é que Camilleri é um grande escritor. Outra obra sua que eu recomendo, embora não vá postar aqui, é Por uma Linha Telefônica, ambientado na mesma região da Itália, mas com um contexto diferente, com um estilo narrativo muito diverso (trata-se de um romance epistolar), porém com a mesma qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário