sábado, 18 de abril de 2015

Temporada de Caça - Andrea Camilleri


Já falei antes da minha surpresa com Andrea Camilleri. Há poucos dias, comecei a ler mais um de seus livros despretensiosamente divertidos. Lendo sobre ele, descobri que, embora tenha apreciado muito seus livros, até agora não tomei contato com sua obra prima, os romances policiais protagonizados pelo comissário Salvo Montalbano.
Temporada de Caça foi originalmente publicado antes do sucesso alcançado pelo escritor italiano, e atesta sua proficiência em outro gênero, o histórico. Mais uma vez Camilleri recorre à fictícia cidade de Vigàta, dessa vez nos idos de 1880, para traçar uma trama de mistério.
Quatro passageiros desembarcam do vapor Rei da Itália, três cidadãos regressando de viagem e um forasteiro taciturno, que se instala sob nome falso e abre uma farmácia.
Aos poucos, excêntricas mortes surpreendem os membros da família aristocrática Peluso di Torre Venerina; porém, mais do que o mistério, Camilleri explora o ambiente provinciano, o impacto do que é estranho ao cotidiano na cidadezinha, a constante fofoca. Com sua experiência com teatro e televisão, o autor cria uma narrativa muito fluida, muito confortável, com um humor sempre presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário