sábado, 26 de setembro de 2015

Trilogia Fundação - Isaac Asimov

Isaac Asimov é um nome de peso no universo da literatura de ficção científica. Seus livros sobre robôs e suas distopias são parâmetros entres os autores e os fãs do gênero. Recentemente, foram republicados os livro da série Fundação. Aqui, falarei sobre os três livros que constituem a trilogia original: Fundação; Fundação e Império e Segunda Fundação.

No primeiro livro, somos apresentados ao universo em que a psico-história, uma ciência estatística criada por Hari Seldon consegue prever acontecimentos em larga escala.
O próprio Seldon prevê a queda do poderoso Império Galático. O problema é que as autoridades não dão crédito à previsão, de modo que cabe a Seldon e um grupo de cientistas bolar o plano de reconstrução, pois a destruição é inevitável.
Assim e criada a Fundação: o modelo para recriar a civilização. Na Fundação está reunida a síntese dos conhecimentos humanos necessários para a reconstrução.
As previsões de Seldon são tão precisas que ele determinou quando iniciar os "contra-ataques" para as grandes provações que a nova civilização enfrentaria.
O segundo livro se divide em das partes, na primeira vemos como o Império tenta extirpar a Fundação, que consideram uma ameaça para seu poderio. Na segunda, já após a queda do Império, a Fundação tem que enfrentar o ataque de vários rebeldes dissidentes do antigo Império; sendo o pior deles o líder rebelde conhecido como O Mulo.
No terceiro livro, é retratada a luta final da Fundação contra o Mulo e o encontro com o pior dos desafios, uma Segunda Fundação, também criada por Seldon pra sobreviver a qualquer custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário