sábado, 3 de outubro de 2015

Getúlio 1882 - 1930:dos anos de formação à conquista do poder - Lira Neto

O tarimbado biografista Lira Neto diz que se espantava por não haver ainda uma exaustiva biografia da mais importante figura política da história do Brasil. Assim, lançou-se de corpo e alma na busca por informações, documentos e fontes sobre a vida do homem que por mais tempo esteve à frente de nosso país.
A narrativa é um primor. Somo levados de cá para lá nas idas e vindas do texto, que não poupa regressões e avanços para traçar o rumo da vida do jovem Getúlio. Essas regressões, que em mãos menos hábeis poderiam ser um fracasso, se tornam a alma do livro.
Ao iniciar com a história de sua juventude e de seus pais, Neto busca jogar luz sobre algumas características peculiares do gaúcho. Em certa parte, o livro passa a ser quase que sobre a história do Rio Grande do Sul, tamanho o embrenhamento da família Vargas na política local, tendo Getúlio exercido altos cargos, eletivos e de carreira.
Nesse primeiro volume, conhecemos o ambiente formativo do presidente, o meio republicano (em pleno fim de monarquia) e positivista em que ele foi educado. Vemos, nessa parte, a fonte de alguns ideias que comporiam a contraditória personalidade do líder gaúcho.
Avançamos, com o texto, à vida adulta de Getúlio, como ele constituiu família, como ele se relacionava com as esposa e os filhos, como participava de sua educação. Getúlio teve 5 filhos (3 meninos e 2 meninas) com a esposa Darcy Vargas.
Somo levados como que testemunhas pelo caminho de sua ascensão política, de Deputado Estadual a Deputado Federal e a Governador de seu estado. Seguimos pelas tortuosas trilhas que levam o político gaúcho ao maior cargo do país.
Perto do final do livro, o autor muda o estilo, passando a se valer amiúde de trechos de cartas, telegramas e bilhetes dos personagens históricos envolvidos, o que tira um pouco a fluência da narrativa, mas concede ao livro um charme diferente.

Já estão publicados os dois volumes que completam essa biografia e eu espero lê-los em breve para comentar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário