sábado, 10 de outubro de 2015

Os Pilares da Terra - Ken Follett

Eu conheci os livros de Ken Follett depois que ele lançou Queda de Gigantes, e até então só tinha lido os três livo que compõem a trilogia O Século, embora soubesse da fama de seus thrillers. Também sabia que seu romance histórico Os Pilares da Terra havia alcançado status de clássico; mas só recentemente, quando ganhei uma bela edição desse best seller é que resolvi lê-lo.
O plano de fundo histórico desse livro é a Inglaterra do século XII, quando os normandos já haviam invadido e conquistado a ilha e se estabelecido no trono. Após quase cem anos de hegemonia normanda e de sucessões ordinárias, eis que um rei morre sem deixar herdeiros evidentes. Quando Henrique I morreu, em 1135, seus único filho legítimo e dois de seus bastardos haviam naufragado para a morte há 15 anos. A disputa pelo direito ao trono que se seguiu ficou conhecida como anarquia e mergulhou o país em décadas de guerra civil, incerteza e injustiça.
Em meio a isso, Tom Construtor perde seu emprego como chefe da construção da casa do filho do Lorde de Hamleigh. Ele se vê vagando pelas estradas com sua mulher grávida e seus dois filhos em busca de emprego e, com o tempo, de caridade para conseguir comida. Sua situação só fica pior quando a mulher morre durante o parto e ele tem abandonar seu filho recém nascido para ser criado em um mosteiro.
Paralelamente, William Hamleigh assiste a honra de sua família ser arrastada pela lama após ser recusado pela filha do conde Bartholomew. Por duas semanas, ele vê pai andar de cabeça baixa e sua mãe vomitar impropério sobre a moça e sobre ele. A situação só parece melhorar quando ele descobre que o conde está envolvido em uma conspiração para tirar do trono o rei Estevâo, coroado a pouco com o apoio da Igreja, embora o falecido rei tivesse manifestado que sua vontade era que sua filha Matilde fosse a herdeira.
Embora extremamente avesso ao mundo secular e à política, Philip, o monde a quem havia sido confiado a tarefa de prior de um mosteiro problemático no meio da floresta, se vê arrastado para o meio da disputa de sucessão quando recebe a informação que um monarca contrário aos interesses da igreja poderia ser conduzido ao trono.
Todos esses personagens têm suas vidas entrecruzadas em um novelo que tem como centro o priorado de Kingsbridge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário