sábado, 28 de novembro de 2015

Pauliceia de Mil Dentes - Maria José Silveira

Há algumas semanas eu postei uma resena de um livro sobre o Rio de Janeiro. Este é sobre São Paulo. Ambos me foram dados pela mesma pessoa, em momentos diferentes, e se enquadram naquela categoria "eu jamais compraria", então só li porque caiu em minhas mãos. 
Quando falei sobre o Rio, disse que não gosto dessa ideia ufanista que os cariocas têm de sua cidade. Em Pauliceia de Mil Dentes, a autora se propõe a mostrar também o lado menos amado da cidade sobre a qual escreve, afinal, segundo ela, a cidade não é perfeita.
Já adianto que eu detesto a cidade. Morei lá entre 2013 e 2014, enquanto fazia mestrado e a cada vez que tinha que voltar era como retomar uma sentença de trabalhos forçados no inferno.
No último conto que publiquei, Quem tem Medo do Escuro, na coletânea King Edgar Hotel, da Andross Editora, minha personagem expressa a opinião que tem da cidade:
"Enquanto anda pelas ruas da metrópole, volta pensar que São Paulo sempre passa a ela uma impressão de estar suja, encardida até; e se lembrar de ouvir a cidade ser comparada a uma engrenagem em perpétuo movimento, pulsante de vida. Pra ela, mais parecia o movimento lento e repulsivo de um verme que se move em uma carcaça."

Isto posto, nem preciso dizer que o livro não me agradou. A prosa não é ruim, há uma boa fluência e a trama é bem bolada, mas o tema é enfadonho: a vida na metrópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário