sábado, 2 de janeiro de 2016

Clube da Luta - Chuck Palahniuk

A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala do Clube da Luta.
Lembro-me de ouvir essa frase vez ou outra de algum amigo, em uma conversa que não era exatamente minha, e apesar de não enter muito bem, me parecia interessante e eu sabia que se tratava do contexto de um livro (embora meus amigos provavelmente conhecessem apenas o filme). Mais ou menos nessa época — 2011 — eu decidi que leria esse livro um dia...
Demorou até que eu ganhasse esse livro de alguém para começar a lê-lo... No começo desse post eu mencionei o filme, mas já ressalto que não o assisti, então não farei comparações.
Pra entendermos o clube antes de passar ao livro, eis as regras:
A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala do Clube da Luta.
A segunda regra do Clube da Luta é: você não fala do Clube da Luta. 
A terceira regra do Clube da Luta é: se alguém gritar "Para!", fraquejar, sinalizar, a luta está terminada. 
Quarta regra: apenas dois caras numa luta. 
Quinta regra : uma luta de cada vez, pessoal. 
Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. 
Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário. 
E a oitava e última regra: e esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar.

Seria o Clube da Luta um livro sobre a loucura? Sobre o amor? Sobre a fuga? Sobre a insônia? Sobre lembranças? Sobre a sociedade? Sobre pessoas? Sobre relações entre pessoas? Sobre desejos indizíveis?
Não sei, só sei que não me agradou.
Na historia, Tyler corrompe algumas pessoas a se juntar a um grupo cujo objetivo é lutar para se sentir vivo. Paralelamente, ele põe em prática um plano para por fim à sociedade, no melhor estilo do vilão clássico: o mundo é ruim, vamos destruí-lo para depois forjar um lugar melhor. Porém a questão não é o que o livro conta, mas sobre o que o livro fala. Sua reflexão filosófica é a alma da história.

O bom é a edição caprichada que a LeYa preparou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário