sábado, 13 de fevereiro de 2016

A Luneta Âmbar - Philip Pullman

A trilogia Fronteiras do Universo teve seu início com A Bússola de Ouro, em que conhecemos Lyra Belacqua e seu Dimon, Pantalaimon, que se aventuram mundo afora para salvar as crianças que vinham sendo raptadas pela Igreja. Nessa aventura ela é ajudada por um impensável instrumento, um aletiômetro, que usa o Pó para responder perguntas.
Na sequência, A Faca Sutil, Lyra é levada a outro universo e aumenta a coleção de objetos mágicos a Faca Sutil, que tem a capacidade de cortar o véu entre os mundo e abrir passagens entre eles. Nessa segunda aventura, Lyra é ajudada por Will, o portador da Faca, e juntos eles se descobrem no centro de uma batalha celestial: entidades que se intitulam anjos lutam umas com as outras pelo que acreditam. Entre elas, algumas parecem lutar em favor da Autoridade, uma espece de divindade que a tudo comanda e é objeto de cultos da Igreja.
No terceiro e último livro Lyra e seus amigos têm desafios ainda maiores. Ela está presa em poder de sua diabólica mãe, a senhora Coulter, enquanto seus outros amigos tentam alcançá-la. Em meio a corrida, os anjos se envolvem e tentam conseguir o apoio do pai de Lyra, Lorde Asriel.
Aos poucos se revelam os planos da Igreja e os da Autoridade, que parece ser bem mais sórdida que se poderia imaginar.

Eu recomendo essa leitura não só pela qualidade da escrita e da história, mas também por se enquadrar em um dos meus estilo literários preferidos, a Fantasia Épica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário