sábado, 5 de março de 2016

Goldfinger – Ian Fleming


Já mencionei o quanto gosto das histórias do espião mais famoso do mundo. Embora já tenha assistido aos filmes, considero muito agradável a leitura dos livros originais. Esse livro foi filmado em 1964, então muito não o viram, mas a história é uma das melhores. Antes de ir à ela, porém, chamo a atenção para a música tema do filme, Goldfinger, interpretada por dame Shirley Bassey, a única cantora a interpretar três temas da franquia 007.
A história, como as demais, se passa no contexto da Guerra Fria, e Auric Goldfinger, um agente a mando da Rússia, age no ocidente levantando fundos para a SMERSH (a unidade de contra-inteligência e espionagem soviética). Suas operações têm como característica envolverem ouro contrabandeado.
Em suas investigações, o MI6 (agencia britânica de espionagem) se depara com um enorme conspiração para roubas reservas de ouro dos Estados Unidos. Em terras americanas, Bond encontra Goldfinger. O vilão está jogando Gin Rummy (um jogo de baralho semelhante ao buraco) e “raspando” todo o dinheiro daqueles que se aventuram a jogar com ele. Nesse primeiro contato, Bom descobre o sofisticado esquema de trapaça utilizado por seu inimigo e o derrota em seu próprio jogo.
Só até aí a trama já é ótima, mas, de volta à Inglaterra, 007 e deve continuar sua missão até jogar por terra todo o esquema de Goldfinger, prendê-lo ou matá-lo.

Foi o primeiro livro da série 007 editado pela Alfaguara que eu li. Comparando com os outros (cada um de uma editora diferente) essa é de longe a de maior qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário