sábado, 16 de abril de 2016

Biografia Erico Verissimo

Ceta vez, um amigo comentou comigo a lástima que era o fato de não termos em nossa literatura autores realmente bons. Na época, eu apenas, pensei em quantas vezes Machado de Assis havia se revirado no túmulo ao ouvir isso. Tivesse eu, já naquela época, lido Erico Verissimo, saberia como corrigi-lo prontamente, pois este é sem dúvida um dos melhores escritores do mundo.
Gaúcho de Cruz Alta, Erico nasce em 17 de dezembro de 1905 e viveu longos (pelo menos para a época) 70 anos, antes de falecer em 28 de novembro de 1975, tendo enriquecido o mundo com mais de vinte livro, fruto de suas imaginação inigualável, memória louvável e viagens apaixonantes.
Erico teve a sorte de nascer em uma família abastada, mas o azar de ver a fortuna da família sumir por entre os dedos. Mais tarde, com sua escrita, teve a chande de reconstruir o patrimônio.
Na infância estudou nos melhores colégios, mas sofria de enfermidades. Na adolescência, leu os clássicos brasileiros e, ainda jovem, mal saído da puberdade, começou a trabalhar como balconista em um armazém.
Antes mesmo de seu casar, com 22 anos, publicou-se pela primeira vez. Do primeiro conto, em uma revista mensal, para os seguinte n'O Globo, foi um pulo: estava reconhecido o talento para as letras daquele gaúcho convicto.
Durante sua vida, viu popularizarem-se as ideias da esquerda e amargou dois regimes totalitários, o Estado Novo de seu conterrâneo Getúlio Vargas e a Ditadura Militar, essa última ele não teve tempo de ver findar. Vivendo em um período tão turbulento e sendo um homem pensante de posse de uma caneta, muitas vezes foi acusado de subversivo e de comunista.
Não obstante as críticas que possam levantar a seus posicionamentos e até à sua estilística, é inegável a contribuição que ele deixou na literatura nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário