sábado, 30 de abril de 2016

O Buraco da Agulha - Ken Follett

Prossigo em minha tarefa de ler os livros de Ken Follett no estilo thriller de espionagem e de guerra. Entretanto, este romance, seu livro de estreia, também cai no estilo de ficção histórica, em que o autor se sai tão bem.
Nesse livro seguimos as atividade de um espião nazista, o Agulha, na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Com ele aprendemos um pouco sobre seu treinamento, suas ações e reforçamos aquele lugar comum sobre a violência e a desumanidade dos oficiais de Hitler.
Em contrapartida, acompanhamos também o correspondente britânico para o Agulha, um jovem civil, historiador de carreira, às voltas com um estudo sobre os Plantagenetas na Idade Média, que é convidado por seu tio a integrar o MI6 (agência de espionagem e contraespionagem britânica — a mesma da qual fazia parte James Bond) e ajudar na caçada aos espiões de guerra.
Assim, alternando entre esses dois personagens e seus respectivos comandos, assistimos algumas das atividades desse período tão famoso e tão sangrento.
Embora seja sua primeira publicação, Follett demonstra nesse livro mais capacidade que em alguns que o sucederam (como o que eu descrevi no começo do mês, Na Toca do Leão).

O livro também foi adaptado para o cinema, com o mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário