sábado, 17 de setembro de 2016

Star Wars: O Herdeiro do Império - Timothy Zahn

Para os antigos fãs de Star Wars, o recente reavivamento do interesse e da produção sobre a franquia é como um brisa fresca em uma tarde quente. Para os novos fãs, é como um jorro de eletricidade pulsante.
Eu não sou o tipo de fã que sabe tudo sobre o universo expandido da série, mas curto bastante. Em O Herdeiro do Império, temos a oportunidade de rever velhos amigos em novas situações perigosas. Conhecemos também novos personagens para adorar odiar.
O autor faz um prefácio interessante, em que conta como foi para ele receber o convite para "continuar" a saga e o que ele espera dos novos filmes da franquia. Pra mim, ele fez um trabalho melhor do que o pessoal que transferiu para livro as histórias da trilogia original, lançada no Brasil pela Dark Side, em uma edição de luxo.
Falando sobre edições, o trabalho da editora Aleph neste livro também ficou excelente!
A nova história se passa cinco anos após a morte do imperador, em um cenário em que a Aliança Rebelde luta pra se estabelecer como Nova República, e as formas imperiais remanescentes lutam pra não perder o pouco espaço que ainda mantêm.
A nova (e final?) esperança dos imperiais é um brilhante almirante que junta ao seu redor uma grande força, coordenada com inteligência e estratégia. O almirante Thrawn é um alienígena de pele azul, olhos vermelhos e mente aguçada, que inspira tanto medo e respeito em seus subordinados quando Darth Vader.
Do outro lado, nossos velhos conhecidos Luke, Leia e Han fazem o seu melhor para não perder terreno na recém fundada república. Leia está grávida. De gêmeos. Futuros Jedis. Está também no meio de seu próprio treinamento Jedi, embora suas tarefas diplomáticas tendam a afastá-la do treinamento.
Han ocupa um cargo intermediário entre o diplomático e o militar na nova organização; e Luke, bem Luke, como único Jedi, está muito solitário e taciturno.
O grande desafio da nova saga está nos planos do almirante Thrawn, que planeja neutralizar a Força para retomar o antigo poder do império. O problema é que, além de ele já tem meios para por em prática seus planos, ele parece também ter muita sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário